ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS CAMÉLIAS/ INTERNATIONAL CAMELLIA SOCIETY (ICS – Portugal)

A International Camellia Society (ICS), fundada na Austrália pelo Professor E.G. Waterhouse em 1962, é uma organização sem fins lucrativos que se dedica ao estudo e divulgação das camélias.
Tem os seguintes objectivos:
- Encorajar o amor pelas camélias através de todo o mundo, mantendo e aumentando a sua popularidade;
- Garantir a pesquisa histórica, científica e hortícola relacionada com as camélias;
- Cooperar com todas as sociedades hortícolas;
- Propagar informação relativa às camélias através de boletins ou outras publicações;
- Encorajar trocas amigáveis entre entusiastas das camélias de todas as nações.

A ICS conta com membros espalhados por todo o mundo e organiza um congresso bienal, além de visitas e passeios propostos pelas secções regionais. Os membros recebem uma revista anual, que fornece informações gerais, estudos científicos e actualização das variedades desta planta.
A partir de 1980, por iniciativa do Sr. Eng. José Gil, passa a existir em Portugal um Delegação em Portugal da ICS, de que foi Director, cargo seguidamente desempenhado durante mais de 20 anos e até 2008 por sua filha, a Dra. Clara Gil de Seabra. A partir de 2008 a nova Directora é a Dra. Joana Andresen Guedes.
O site da ICS na Internet é: http://www.camellia-ics.org/. O Registo Internacional das Camélias (International Camellia Register), foi publicado por Mr. Thomas Savige, e é uma obra fundamental para qualquer entusiasta das camélias e que actualmente pode ser consultado na Internet em http://www.camellia-international.org/.

A Associação Portuguesa das Camélias (APC) foi constituída em 2008, colaborando estreitamente com a ICS e tendo objectivos idênticos, além de prestar aos associados o apoio necessário aos seus interesses quando estes se enquadrem no âmbito da APC, e ainda promover o reconhecimento desta planta como património natural no nosso País.

Actividades da Associação Portuguesa das Camélias/ICS-Portugal:

- Promoção de Exposições de Camélias;
- Visita anual a jardins emblemáticos ou locais históricos relacionados com as camélias;
- Elaboração de uma lista das Camélias Portuguesas (em curso) e actualização dos dados referentes às camélias portuguesas no Registo Internacional das Camélias (também em curso);
- Pesquisa: temas de interesse para a propagação e conhecimento das Camélias Portuguesas;
- Apoio e informação aos sócios através de contacto pessoal, ou na Sede da APC – Rua Professor Luís de Pina, 20, no Porto, onde existe já uma pequena biblioteca (Joana A. Guedes – TM: 965 261 324);
- Apoio aos sócios, nomeadamente na tradução de alguns artigos da revista da ICS (ICS Journal) ou de outros livros estrangeiros, bem como auxílio a nível linguístico no intercâmbio entre os sócios portugueses e estrangeiros;
- Proporcionar contactos e troca de informações com outros membros da ICS em Portugal ou no estrangeiro.
- Promoção das camélias portuguesas e do Turismo Português a nível mundial, através da vinda de estrangeiros com o fim de visitarem os nossos jardins de camélias numa época “baixa” para o Turismo em Portugal.

Quotas:
As quotas da APC/ICS-Portugal são as seguintes:
Individual:15,50 €/ano
Casal ou Instituições: 18,00 €/ano


Por experiência, notamos que quem gosta de camélias gosta da Natureza. Nas nossas visitas ou contactos não nos restringimos apenas às camélias, mas tudo fazemos para que as pessoas apreciem a Natureza - que tanto nos dá e nada nos pede em troca - e que possam trocar ideias saudáveis para a sua preservação. Os membros da ICS de outros países ficam maravilhados quando visitam Portugal e notam as suas potencialidades, e ao mesmo tempo com pena por sentirem que estas potencialidades estão a ser desaproveitadas ou ignoradas. Alguns propõem-se inclusive a vir para cá trabalhar como voluntários… Este espírito de ajuda também deveria existir em Portugal, pelo que pedimos aos nossos sócios a sua colaboração, seja a nível de contactos com entidades governamentais para as “alertar” e incentivar, de voluntariado, de pesquisa ou outros, para vivermos num Portugal melhor.