quinta-feira, 25 de junho de 2009

kurume_program CONGRESSO ICS 2010 JAPAO

clic para aumentar


CONGRESSO INTERNACIONAL Camellia EM Kurume, Japão, em março 2010!

A cidade de Kurume, com 300.000 habitantes, comemora o 120º aniversário em 2010. Logo após o Congresso de Miyazaki, a cidade de Kurume e a Japão Camellia Society acordaram em realizar o Congresso ICS 2010.
Kurume está localizado na parte norte da Ilha de Kyushu, uma das quatro grandes ilhas do arquipélago japonês. É facilmente acessível em 30 minutos pelo autocarro expresso do aeroporto de Kurume Fukuoka, que está ligado aos Aeroportos Internacionais de Narita e Kansai , em 2 horas e 1 horas, respectivamente. Kurume é uma cidade de agricultura e indústria, bem localizado na bacia do Rio Chikushi, o maior rio em Kyushu. Perto da margem Sul do rio existe a Cordilheira Mino, e nos seus terrenos inclinados existe um bairro chamado Kusano que é uma antiga cidade de Camélias.

Breve História da Camelia
No período Edo (1600-1867) o Distrito de Kurume foi governado pela família Arima do clã Kurume, e os governantes foram entusiastas na produção de plantas para que a cidade de Kusano florescesse como centro de cultura e promução de plantas, abençoada com clima quente e a existência de água devido à Montanha .
As mais famosas árvores de floração em Kurume sao híbridos de Azalea. Embora a produção de Camélias se tenha iniciado no Período Edo, a produção de grande escala teve início do século 20. Logo após o final da II Guerra Mundial, um grupo de estudo foi formado e a produção de estacas de camélia foi reiniciado fazendo uso de novas tecnologias, tais como cruzamento e a propagação com nevoa. Actualmente Kusano é ainda o centro de produção de camélias no Japão e 800.000 camélia sao produzidas por ano.

CONGRESSO (Sábado a quarta-feira, 20 março-24 de Março, programa provisorio) Sessões serão realizadas de manhã, no Hotel New Plaza de de 21 a 23 março, onde os resultados de pesquisas sobre camélias e interessantes temas serão apresentados. Nas tardes desses dias visitamos vários locais em Kurume e Kumamoto.

Março 20, sábado – A inscrição terá início às 14 horas.
Os delegados que tenham participado no Pré-Congresso chegarão ao hotel cerca das 16 horas. À noite o Congresso será inaugurado com uma festa de boas-vindas habitual e haverá entretenimentos.

Março 21, Domingo - De manhã visita ao Centro Cultural Ishibashi com exposição de camélias organizada pela JCS Kurume Branch e o jardim Chikushi Branch, a um jardim e uma exposição de desenhos de camélias no Museu Ishibashi. Depois visita ao Jibasan Center(indústrias locais) onde haverá almoço e poderá comprar lembranças. À tarde visitas guiadas no distrito Kusano , onde irá ao Parque Agrícola, World’s Azalea Center e alguns jardins de Camélias antigas.Irá ver uma famosa camélia 'Masayoshi' ou 'Donkelaari' , cuidadas no jardim da Sra. Hitoe Imamura. A sua idade estimada é de cerca de 300 anos, com o perimetro de 1.22m , a altura 8m e a coroa 7m. Existe uma famosa história em que o Dr. Philip Franz von Siebold da East India Company, holandês, levou uma 'Masayoshi' planta para Antuérpia em 1830 sendo renomeada "Donkelaari 'e amplamente propagada no ocidente. Existem outras camélias antigas Masayoshi em Kurume, mas a da Sra. Imamura é a mais antiga, e poderá ser a mãe da árvore de Siebold 'Donkelaari'. A 'Shiratama-hôju "também se pode ver no jardim da Sra. Imamura. A ascendência é desconhecida, mas é um cultivar de Kurume. A flor é branco puro, tamanho médio , formal, de pétalas finas. A árvore tem cerca de 200 anos, com perímetro 1.24m, a altura de 10m e a coroa de 7m. 'Kannonji' no Templo Kannonji em Tanushimaru também é uma camélia antiga. Considerada como um híbrido natural entre C. vernalis' gaisen 'e uma C. Japónica natural. A sua idade é estimada em 350 anos. Tem o perímetro de 1.58m, 12m de altura e 10m de copa. A seguir visita ao Jardim Kurume Camellia, recém concluído pela Kurume City. Tem 3 hectares, com cerca de 3.000 jovens e antigas Camélias e cerca de 500 cultivares. Uma cerimônia com a plantação duma camélia será realizadacomemorando o Congresso ICS realizado Kurume. Você também será convidado para um chá ao ar livre, cerimônia a ser realizada no jardim.

22. Março, segunda-feira - Seminários de manhã no Centro Cultural Ishibashi. Na parte da tarde, vai voltar ao Distrito Kusano para visitar 'Michi-no-eki "(que significa uma" estação rodoviária "), um grande mercado de rua, um templo com Camélias , etc . Também visitará alguns viveiros em Kusano Town e vai ver como eles produzem camelias. A reunião dos diretores ICS será realizada no período da tarde.

23. Março, terça-feira - Seminários de manhã, no Hotel Novo Plaza. Nesta tarde você fará uma excursão a Kumamoto, a uma hora e meia de carro, para visitar Kurume Kumamoto Castle. Um espectáculo de bonsai com Higo Camélias pela Higo Camellia Society será realizada, comemorando o Kurume Congresso.

24. Março, quarta-feira - Seminários finais, no Hotel New Plaza, pela manhã. Na parte da tarde você será guiado para Mt. Nagaiwa para ver um habitat natural de espécies selvagens de sasanquas no meio da Cordilheira Mino com cerca de 6.000 exemplares em cerca de 11 hectares. É um tesouro natural da Prefeitura Fukuoka.
É muito raro ver uma tão densa concentração de sasanquas em ambiente natural. O Congresso vai acabar na noite de 24 mar com uma festa sayonara.

PRÉ-CONGRESSO (Domingo 14. Março - sábado 20 de Março, programa provisorio)

14. Março, domingo - Estadia num hotel perto do Aeroporto Fukuoka, no final tarde.
A sessão inaugural terá lugar antes do jantar. No dia seguinte, vamos viajar para Nagasaki e, em seguida, para a Cidade Goto e Goto Islands, na prefeitura de Nagasaki. As ilhas Goto são abundantes em C.japonicas no estado natural. Existe uma história famosa que a' Tama-no-ura ', uma mutação dessas camélias, com belas pétalas brancas bordeadas de vermelho, foi encontrada em 1947 por um queimador carvão em Tama-no-ura,lugar de Goto .

Março 15, Segunda-feira - Saída do Hotel para o porto de Nagasaki por autocarro. No caminho para Nagasaki, passamos num antigo santuário, Dazaifu Temmangu, que é famoso pelos damasqueiros Japonêses, Prunum mume. Muitos estudantes vão lá rezar para o seu sucesso nos estudos. Em Nagasaki Porto iremos ter um jet-foil para Fukue, Ilha do arquipélago Goto onde está a cidade Goto. Um mini-seminário, dedicado exclusivamente a questões relacionadas com a "Tama-no-ura ' será realizado antes da festa de boas-vindas.

Março 16, Terça-feira -Visita, na cidade de Goto, a quintas rodeadas de Camélias com a função de corta ventos. Este distrito está localizadO na parte norte-oeste da ilha Fukue onde ventos sopram forte no inverno e fortes tufões atacam no verão. Tem centenas de anos e as sebes tem vários quilômetros. A visita seguinte é uma fábrica de óleo de camélia.
As ilhas são famosas pela produção de petróleo a partir da camelia Você verá todo o processo de prensagem de óleo de camélia camélia a partir das sementes. Antes e depois do almoço visita a três igrejas católicas. Durante o período Edo o cristianismo foi proibido, mas os cristãos continuaram a viver a sua religião sob feroz repressão. Foram chamados Kakure-kirishitan (cristãos escondidos). Havia muitos Kakure-kirishitan no arquipélago Goto . Após o levantamento da proibição na Era Meiji, muitas igrejas católicas foram construídas nas Ilhas Goto. Visita Opcional ao local original de "Tama-no-ura ': Vinte candidatos com saúde e força vão visitar o local original de 'Tamano - jorgemono '. O sitio está localizado no Mountainside. Temos de subir um caminho ligeiramente íngreme, acidentado ao longo de um trilho de cerca de 2 kms com o diferença de altitude de 150m. É fácil andar na primeira metade, mas cuidado, uma vez que o rochas e pedras sob seus pés torna o caminho bastante instável. Demora cerca de 30 minutos, indispensável paus e água. A árvore original morreu há vários anos após a descoberta devido ao corte demasiado de ramos da árvore por alguns entusiastas. Agora foi plantada uma nova onde a árvore original foi encontrada. Ao meio-dia o grupo vai reúne-se com o principal para ter um almoço no restaurante. Na parte da tarde, todos os participantes poderão visitar Igrejas católicas e as florestas naturais de Camélias no Cabo Osezaki, onde são constantemente expostas a fortes ventos soprados do mar

Março 17, quarta-feira - No último dia nas Ilhas Goto visita ao Jardim de camélias da cidade de Goto. O jardim tem uma área de 7,2 hectares com o número total de cerca de 4.000 Camélias e cerca de 350 cultivares. Quanto a este jardim, Goto está a fazer um pedido de International Camellia- Jardins de Excelência. A plantação de Caméliascomemorativas pelo ICS serão realizadas ali. Você vai visitar também alguns outros locais relacionados com a Camélias, na parte da tarde. À noite você vai deixar Goto por jet-foil e chegar ao Porto de Nagasaki em cerca de uma hora, para pernoitar em Nagasaki.

18 mar, Quinta-Visita a Nagasaki durante quase todo o dia. Nagasaki foi o unico Porto aberto para o Ocidente durante o isolamento nacional no período Edo. Uma pequena ilha artificial, chamada Dejima, foi o local onde as casas de comércio Dutch East India Company foram instaladas e Dr. Philip von Flanz Siebold esteve. Você terá visitas guiadas a alguns pontos em Nagasaki, como Dejima no Porto velho de Nagasaki, Museu Siebold , Igreja Católica Oura, etc.Então você vai passar por 'Huis Dez Bosch' em Sasebo City, um parque temático imitando uma cidade holandesa , e pernoitar num hotel lá.

Março 19, sexta-feira - Visitará uma cidade de porcelanas famosas, Arita, nas proximidades. Em primeiro lugar, "Gen-EMON Gama", um das famosas antigas olarias em Arita, onde verá todos os processo de fazer porcelana. Esta Olaria tem uma casa que possui muitos tesouros antigos de porcelana, os chamados "Koimari", incluindo aqueles utilizados para ser exportados para a Europa pelos holandeses da Dutch East Índia Company. O responsável comprometeu-se a reproduzir o primeiro prato com padrões de camélia feito há 170 anos atrás. Então, irá visitar uma vila onde existem muitas lojas que vendem porcelana a preços grossistas. Após o almoço, em Arita Porcelana Park, visita ao Kyushu Ceramic Museum. Deixando Arita, iremos visitar uma floresta natural de camélias em Fukushima Town. A floresta tem 7 hectares e cerca 50.000 camélias japonicas.

Março 20, Sabado-Visita à Genkai Nuclear Power Station e a um bonito pinhal, denominado "Niji-no-Matsubara 'ou' Rainbow Pinewoods ", junto à beira-mar perto da cidade deKaratsu . Na frente de uma enorme estufa, verá uma Japonica natural, chamada "Taikôtsubaki", que é o símbolo da Genkai Power Station. Sua idade estimada é de cerca de 400 anos. Esta árvore tinha vindo a crescer no local antes do desenvolvimento e foi deslocado para a presente lugar, mesmo em frente a estufa. Na Power Station haverá quatro grupos para fazer passeios na estação como motivos, visitando uma estufa, um jardim camélia, uma cerimônia na casa de chá e às instalações da estação.À noite você vai chegar ao hotel em Kurume para encontrar os outros membros presentes para o Congresso

PÓS-CONGRESSO (Quinta-feira 25. Março - Terça-feira 30 de Março, programa provisorio)

Março 25, Quinta-feira – Partidas de Kurume para Kumamoto novamente para você visitar Parque Suizenji, um dos mais famosos jardins paisagístas do Japão. O Parque foi construído pelos senhores feudais da provincia Higo. Três gerações gastaram 80 anos, há cerca de 360 anos atrás para o construir. Ela utiliza fontes de águas subterrâneas do Mt. Aso. O jardim é um sítio histórico nacional. O próximo destino é o Mt. Aso a cerca de uma hora e meia de carro de Kumamoto. Mt. Aso é um orgulho das pessoas de Kumamoto, assim como as Camélias Higo ". 'Ôaso', uma variedade de Higo, significa "Grande Aso". Mt. Aso é a maior caldeira do mundo dos vulcões com a soma de cerca de 20 km de diâmetro. Ficará a pernoitar num hotel em Monte Aso.

26. Março, sexta-Check-out do hotel e irá para os altos vulcões de Beppu Spa, na Prefeitura Oita . Depois irá para Yufuin Folkcraft Village e ficar lá cerca de uma hora para ver as amostras artesanato em madeira, bambu, vidro, papel, etc. Então, seguirá para o Oita Agrícola Park, onde você terá o almoço. Após o almoço,irá visitar um jardim camélias neste Parque. Foi construído há 13 anos e tem 1/7 hectares, 500 árvores e cerca de 200 cultivares. Também vamos ver estufas de uvas e mirtilos. Deixando o Parque Agrícola Oita, vamos visitar o Hiji Junior High School na Cidade Hiji, para ver uma velha sasanqua. Esta árvore, estimada em mais de 400 anos, é uma das mais antigas sasanquas no Japão. É designado como um dos monumentos naturais da Prefeitura de Oita. No decurso do último dia visita dum jardim de camélia no Instituto Investigação Floricultura Este jardim tem cerca de 1 hectare e cerca de 500 árvores e 150 cultivares.

Março 27, sábado - De manhã vai passear para ver algumas famosas termas em Beppu City. Existem várias fontes termais naturais. Depois do almoço, passa para Hakata, Fukuoka, o inicio das nossas visitas, onde terá um comboio Sinkansen para a Kyoto Station, demorando cerca de três horas.

28. Março, domingo - Um city-tour em Quioto com dois dias, primeiro visita ao Castelo Nijôjo, a residência de Ieyasu Tokugawa, o primeiro shogun do regime Tokugawa. Depois ida para Kinkakuji, visita ao Golden Temple, que foi construído pelo terceiro shogun, Yoshimitsu Tokugawa, em 1397. Na prefeitura há uma velha Kochô-wabisuke , plantada pelo Imperador Reformado Gomizu-não-o em meados do século 17. Após o almoço, visita ao Templo Ryo-anji perto de Kinkakuji. O Templo é famoso pelo seu jardim de rochas , com algumas pequenas e grandes rochas espalhadas . A seguir visita ao jardim de camélias do Instituto de Investigação da Takeda Pharmaceutical Company. 29. Março, segunda-feira - Na parte da manhã visita a Ginkakuji, ao Templo de Prata. Existe uma enorme camélia em ambos os lados da abordagem para a entrada. Você também pode caminhar no espaçoso jardim no interior do recinto com Camélias . Hoje o destaque é sem dúvida a visita ao Templo Reikanji, um templo com camelias. É famoso para o jardim onde as Camélias amadas pelo Imperador Go-mizu-no-o (1596-1680) ainda estão a prosperar e bem cuidadas. O símbolo deste templo é «Reikanji-jikko ', uma camélia em forma de anêmona vermelha om 400 anos e perimetro de 1.2m e altura de 8m. E muitos outros cultivares em plena floração. Depois almoço e depois ida para o Kiyomizu Temple, um dos mais visitados de Quioto. Março 30, Terça-feira - De manhã partida de Quioto para a Nara, a cidade mais antiga do Japão. Em Nara você visitará o Templo Todaiji e verá uma enorme estátua de Buda em bronze alojada na maior estrutura em madeira do mundo. No caminho para o Templo verá uma manada de cervos selvagens que vivem lá. Então você vai para Templo Kaizandô para ver 'Nori-koboshi', um das três mais famosas Camélias em Nara. A próxima paragem é Byakugôji Temple, onde você pode ver uma velha camelia 'Goshiki-chiri-tsubaki' com a idade estimada de de 400 anos, perímetro de 1.1m, 8m de altura e coroa de 14m. No Santuário Nara Gokoku verá uma grande camélia natural. Após terminar todas as visitas em Nara, será transferido para um hotel perto do Aeroporto Internacional Kansai. O pós-Congresso será concluído com um jantar sayonara.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS CAMÉLIAS/ INTERNATIONAL CAMELLIA SOCIETY (ICS – Portugal)

A International Camellia Society (ICS), fundada na Austrália pelo Professor E.G. Waterhouse em 1962, é uma organização sem fins lucrativos que se dedica ao estudo e divulgação das camélias.
Tem os seguintes objectivos:
- Encorajar o amor pelas camélias através de todo o mundo, mantendo e aumentando a sua popularidade;
- Garantir a pesquisa histórica, científica e hortícola relacionada com as camélias;
- Cooperar com todas as sociedades hortícolas;
- Propagar informação relativa às camélias através de boletins ou outras publicações;
- Encorajar trocas amigáveis entre entusiastas das camélias de todas as nações.

A ICS conta com membros espalhados por todo o mundo e organiza um congresso bienal, além de visitas e passeios propostos pelas secções regionais. Os membros recebem uma revista anual, que fornece informações gerais, estudos científicos e actualização das variedades desta planta.
A partir de 1980, por iniciativa do Sr. Eng. José Gil, passa a existir em Portugal um Delegação em Portugal da ICS, de que foi Director, cargo seguidamente desempenhado durante mais de 20 anos e até 2008 por sua filha, a Dra. Clara Gil de Seabra. A partir de 2008 a nova Directora é a Dra. Joana Andresen Guedes.
O site da ICS na Internet é: http://www.camellia-ics.org/. O Registo Internacional das Camélias (International Camellia Register), foi publicado por Mr. Thomas Savige, e é uma obra fundamental para qualquer entusiasta das camélias e que actualmente pode ser consultado na Internet em http://www.camellia-international.org/.

A Associação Portuguesa das Camélias (APC) foi constituída em 2008, colaborando estreitamente com a ICS e tendo objectivos idênticos, além de prestar aos associados o apoio necessário aos seus interesses quando estes se enquadrem no âmbito da APC, e ainda promover o reconhecimento desta planta como património natural no nosso País.

Actividades da Associação Portuguesa das Camélias/ICS-Portugal:

- Promoção de Exposições de Camélias;
- Visita anual a jardins emblemáticos ou locais históricos relacionados com as camélias;
- Elaboração de uma lista das Camélias Portuguesas (em curso) e actualização dos dados referentes às camélias portuguesas no Registo Internacional das Camélias (também em curso);
- Pesquisa: temas de interesse para a propagação e conhecimento das Camélias Portuguesas;
- Apoio e informação aos sócios através de contacto pessoal, ou na Sede da APC – Rua Professor Luís de Pina, 20, no Porto, onde existe já uma pequena biblioteca (Joana A. Guedes – TM: 965 261 324);
- Apoio aos sócios, nomeadamente na tradução de alguns artigos da revista da ICS (ICS Journal) ou de outros livros estrangeiros, bem como auxílio a nível linguístico no intercâmbio entre os sócios portugueses e estrangeiros;
- Proporcionar contactos e troca de informações com outros membros da ICS em Portugal ou no estrangeiro.
- Promoção das camélias portuguesas e do Turismo Português a nível mundial, através da vinda de estrangeiros com o fim de visitarem os nossos jardins de camélias numa época “baixa” para o Turismo em Portugal.

Quotas:
As quotas da APC/ICS-Portugal são as seguintes:
Individual:15,50 €/ano
Casal ou Instituições: 18,00 €/ano


Por experiência, notamos que quem gosta de camélias gosta da Natureza. Nas nossas visitas ou contactos não nos restringimos apenas às camélias, mas tudo fazemos para que as pessoas apreciem a Natureza - que tanto nos dá e nada nos pede em troca - e que possam trocar ideias saudáveis para a sua preservação. Os membros da ICS de outros países ficam maravilhados quando visitam Portugal e notam as suas potencialidades, e ao mesmo tempo com pena por sentirem que estas potencialidades estão a ser desaproveitadas ou ignoradas. Alguns propõem-se inclusive a vir para cá trabalhar como voluntários… Este espírito de ajuda também deveria existir em Portugal, pelo que pedimos aos nossos sócios a sua colaboração, seja a nível de contactos com entidades governamentais para as “alertar” e incentivar, de voluntariado, de pesquisa ou outros, para vivermos num Portugal melhor.